sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Certificação OCA Oracle 11g - Um novo desafio

Bom, pra quem me conhece, sabe que sou um cara voltado para área de redes, segurança e infraestrutura e já tirei várias certificações nesse ramo. Esse ano resolvi ampliar minha visão das coisas e aprender um pouco de Oracle, pois diariamente vejo o poder computacional dessa ferramenta.

Dessa vez irei tentar disponibilizar as etapas do meu estudo aqui no blog, para que sirvam de referência para mim e para os possíveis interessados em aprender Oracle 11g.

Aviso desde já que não sou dono da verdade, caso conteste algo ou veja qualquer coisa errada, me comunique, manda um email ou deixe um comentário. Faço isso pois imagino que aprendemos mais compartilhando do que retendo informações. Vamos lá.

Primeiramente queria deixar alguns conselhos para os que nunca tiraram nenhum tipo de certificação.

1- Aprender através de livros é possível, mas merece empenho.
2- JAMAIS estude somente por uma fonte.
3- Depois que ler os livros, releia e verá como as coisas se encaixam.
4- Saiba ler em inglês. Esse acho que é o ponto chave (pelo menos na minha concepção), existe material em abundância sobre qualquer assunto em inglês. Não tenha medo, inglês técnico é fácil demais, depois de ler uns 3 livros você já pega o jeito.
5- NUNCA despreze os simulados, eles são seuas amigos : ]

Agora identifique qual carreira das certificações oracle voce deseja seguir, acesse esse link. Eu escolhi esse caminho (clique para ver ampliado):



Não tenho pretensão de virar OCM, mas vamos ver até onde isso me leva. Conhecimento em excesso nunca é demais.

Primeiramente vou ler esse livro:



A medida que for lendo vou publicando pequenos resumos aqui. Volto a repetir, não tenho a intenção de ensinar nada a ninguém, somente poder compartilhar com vocês o que eu ando lendo sobre o assunto.

Aguardem o primeiro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário